Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
sexta-feira , 24 maio 2024
Saúde

Seminário apresenta resultados de estudos e pesquisas na saúde municipal

Seminário apresenta resultados de estudos e pesquisas na saúde municipal

Por Assessoria/Prefeitura

Publicada em 04/05/2023 às 12h13

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu na quarta-feira (3) a 3º edição do Seminário de Apresentação de Resultados de Estudos, Pesquisas e Projetos desenvolvidos na rede municipal de saúde. A programação aconteceu no auditório do Centro Universitário Aparício Carvalho, com a mostra dos resultados dos trabalhos, realizados entre 2020 e 2022, os impactos e as contribuições práticas diante dos cenários de serviços da rede pública.

Os acadêmicos, graduados e profissionais participantes, apresentaram as contribuições de seus estudos para a equipe técnica da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP) da Semusa. Dentre os temas abordados estão os atendimentos especializados em saúde da gestante, do idoso e do adolescente, na vigilância em saúde, saúde mental e atributos da APS, violência contra a mulher, hanseníase, dentre outros.

O evento contou com a palestra sobre as contribuições dos estudos, pesquisas e projetos na melhoria da rede de atenção à saúde; o papel das instituições responsáveis por formar profissionais de saúde, proferida pela professora Dra. Nathália Halax do departamento de Medicina da Unir.

Segundo o enfermeiro, doutor e coordenador do Eixo de Ensino e Pesquisa do DGEP, Marcuce Antônio Miranda dos Santos, a parceria entre a Semusa e as academias de educação é uma forma de melhorar o planejamento de ações, programas e serviços, que atendam melhor às necessidades da população, como forma de promover melhorias para a rede de atenção à saúde do município.

Ideia é publicar os resumos dos estudos em parceria com a Semusa em um e-book

“É uma união que trabalha a favor da população, as instituições educacionais ajudam por meio dos estudos científicos para que assim possamos potencializar as ações. A estratégia é justamente essa, usar os resultados dos estudos e das pesquisas para melhorar os serviços da rede de saúde municipal, a partir dos pontos levantados pelos acadêmicos, que logo serão os futuros profissionais da saúde. Sendo assim, os benefícios são inúmeros, desde a gestão até chegar no nosso público-alvo que é a população”, afirma o coordenador.

A secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, também participou do evento e destacou que o principal papel do Seminário é analisar os resultados dos estudos e trabalhar de maneira eficaz para assegurar melhores atendimentos à população.

“Só conseguimos descobrir as dificuldades do nosso sistema se pararmos para investigar a fundo. Por isso é importante que cada profissional da saúde observe muito bem os problemas específicos da sua área de trabalho e se atente a visualizar as soluções. A Semusa tem abertura para essa transformação, afinal, nossa grande preocupação é oferecer atendimento de qualidade para cada um dos usuários do SUS. Usar mecanismos que agregam positivamente na oferta de serviços de saúde com qualidade é de suma importância”, enfatiza a secretária.

Jackicielen Dias, estudante de psicologia da faculdade União das Escolas Superiores de Rondônia (UNIRON), afirma que o seminário contribui para a formação profissional dos estudantes.

“Prestigiar e aprender mais sobre os métodos pensados na área da saúde mental, que é um âmbito que necessita de muito mais atenção com o passar dos tempos, é uma oportunidade incrível. Sem contar que isso estimula ainda mais a vontade de participar de projetos como este”, diz a aluna.

Estiveram presentes no Seminário acadêmicos, egressos, professores, pesquisadores de graduação, pós-graduação, profissionais de saúde e coordenadores dos Núcleos de Educação Permanentes (NEPs). A proposta é publicar os resumos dos estudos em parceria com a Semusa em um e-book até final do ano.


Por: Bong Badon
Fonte/URL: http://rondoniadinamica.com/noticias/2023/05/seminario-apresenta-resultados-de-estudos-e-pesquisas-na-saude-municipal,159925.shtml

Artigos Relacionados

Secretaria de Saúde de Jaru abre processo seletivo para a contratação de profissionais

Por Assessoria/Prefeiitura Publicada em 16/05/2024 às 11h48 A Secretaria Municipal de Saúde...

Governo de Gaza avisa que já não consegue analisar ou tratar água potável

Por Noticia ao Minuto – Portugal Publicada em 27/04/2024 às 09h49 Na...

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Por João Muniz Publicada em 26/04/2024 às 11h50 Nesta sexta-feira (26) é...

Workshop de Hepatites Virais reúne profissionais da saúde municipal e estadual

Por Taís Botelho Publicada em 07/07/2023 às 14h30 Finalizou nesta sexta-feira (7)...