Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
sexta-feira , 24 maio 2024
Saúde

Programa municipal oferece tratamento e medicamentos para pacientes diabéticos

Programa municipal oferece tratamento e medicamentos para pacientes diabéticos

Por  Taís Botelho

Publicada em 26/06/2023 às 16h19

A hipertensão e a diabetes são doenças acompanhadas e tratadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Programa Hiperdia, desenvolvido nas unidades de saúde das zonas rural e urbana. Atualmente, cerca de 28 mil pessoas são acompanhadas semanalmente pelo serviço em Porto Velho. Destes, cerca de 8.600 são diabéticos.

O Programa Hiperdia proporciona saúde e qualidade de vida para a população, por meio da realização de consultas médicas e atividades em grupo focadas na educação em saúde. Os pacientes têm a oportunidade de conversar com os médicos, tirar dúvidas e receber orientações sobre o controle da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue.

“Durante as consultas, os profissionais de saúde medem a pressão dos pacientes e verificam a quantidade de açúcar no sangue. A aferição da pressão arterial e o controle da glicemia são procedimentos importantes para entender como está a saúde de cada pessoa e se o tratamento está funcionando adequadamente”, explica a coordenadora do Programa Hiperdia em Porto Velho, Soraya Dalboni.

A avaliação do peso e altura também são dados úteis para acompanhar o estado nutricional dos usuários. Os profissionais de saúde orientam os hipertensos e diabéticos sobre alimentação balanceada e atividades físicas, que são essenciais para o controle dessas condições de saúde.

Além das consultas médicas, a participação dos agentes comunitários de saúde também é fundamental para a efetividade do Programa Hiperdia. Afinal, esses profissionais acompanham os pacientes em suas casas e ajudam no cuidado diário, com suporte e orientações sobre como seguir corretamente as recomendações médicas, como tomar os medicamentos nos horários certos e realizar os cuidados necessários.

Em Porto Velho, todas as unidades de saúde ofertam o Programa Hiperdia. Para se inscrever no serviço, o cidadão deve comparecer na unidade mais próxima de sua residência portando os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS, comprovantes de residência, receita e laudo médico que ateste a condição de saúde.

São realizadas atividades em grupo focadas na educação em saúde

DIABETES

A diabetes é uma doença em que o nível de açúcar no sangue fica muito elevado. Existem dois tipos principais de diabetes: a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2. Na diabetes tipo 1, o corpo não produz insulina, um hormônio necessário para o controle do açúcar no sangue. Já na diabetes tipo 2, o corpo não usa a insulina corretamente ou não produz o suficiente.

O diagnóstico da diabetes é feito através de exames de sangue que medem a quantidade de açúcar presente. Caso os resultados indiquem níveis elevados de açúcar no sangue, o médico pode confirmar o diagnóstico de diabetes. É importante fazer exames regularmente, principalmente se houver fatores de risco, como histórico familiar da doença, sobrepeso e sedentarismo.

TRATAMENTO

O tratamento da diabetes geralmente envolve uma combinação de alimentação saudável, atividade física regular e uso de medicamentos como a insulina. O nível de açúcar no sangue deve ser controlado através do monitoramento regular da glicemia. Além disso, é fundamental seguir as orientações médicas, manter um peso saudável e fazer exames periódicos para monitorar a progressão da doença.


Por: Stephania Lanz
Fonte/URL: http://rondoniadinamica.com/noticias/2023/06/programa-municipal-oferece-tratamento-e-medicamentos-para-pacientes-diabeticos,164253.shtml

Artigos Relacionados

Secretaria de Saúde de Jaru abre processo seletivo para a contratação de profissionais

Por Assessoria/Prefeiitura Publicada em 16/05/2024 às 11h48 A Secretaria Municipal de Saúde...

Governo de Gaza avisa que já não consegue analisar ou tratar água potável

Por Noticia ao Minuto – Portugal Publicada em 27/04/2024 às 09h49 Na...

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Por João Muniz Publicada em 26/04/2024 às 11h50 Nesta sexta-feira (26) é...

Workshop de Hepatites Virais reúne profissionais da saúde municipal e estadual

Por Taís Botelho Publicada em 07/07/2023 às 14h30 Finalizou nesta sexta-feira (7)...