Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
quinta-feira , 23 maio 2024
Saúde

Alunos da Escola Manoel Aparício Almeida recebem avaliação vacinal e nutricional

Alunos da Escola Manoel Aparício Almeida recebem avaliação vacinal e nutricional

Por Assessoria/Prefeitura

Publicada em 12/05/2023 às 13h08

Mais uma ação que busca promover a saúde dos estudantes está sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Aparício Nunes Almeida, no bairro Cidade Nova, zona Sul de Porto Velho. O trabalho, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), atende ao que preconiza o programa “Saúde na Escola”, idealizado pelo Ministério da Saúde.

“Nesta ação, estamos fazendo avaliação nutricional das crianças e uma reavaliação da caderneta vacinal deles. Essa ação acontece em todas as escolas da nossa área de cobertura, como a Capitão Cláudio, Pequeno Mestre, Manoel Aparício e Raimundo Agostinho, totalizando cerca de 3 mil crianças”, informou a diretora da unidade de saúde Renato Medeiros, Raimunda Franklin.

O atendimento começou na quarta-feira (10) e segue até esta sexta-feira (12), tendo como público-alvo as crianças de 6 a 12 anos de idade. “Pedimos aos pais que atendam o convite da escola e autorizem a vacinação dos seus filhos, porque precisamos acompanhar essas crianças”, acrescentou Raimunda Franklin.

PARCERIA

A vice-diretora da escola, Maristela Socorro dos Santos, destacou que a parceria com a unidade de saúde já vem de longas datas, com informações aos alunos sobre a importância da saúde bucal, ensinando-os a escovar corretamente os dentes e distribuindo kits contendo escova, creme e fio dental.

“Temos um cronograma de atendimento que iniciou no mês passado que segue até 23 de junho, neste primeiro semestre, tanto na escola sede quanto na extensão. Muitas crianças não têm noção de higiene, por isso estamos fazendo essa parte pedagógica. A parceria com a unidade de saúde é muito importante”, completou Maristela.

Vice-diretora da escola, Maristela Santos, diz que parceria é de suma importância

ACOMPANHAMENTO

Durante o acompanhamento, acadêmicas de nutrição do Centro Universitário São Lucas, parceiro do projeto, avaliam o peso e a altura dos alunos, sob a supervisão da coordenação do curso e da equipe da unidade de saúde.

Com relação às vacinas, quem não está com a caderneta em dia, os pais são orientados a comparecerem ao postinho para receber as doses que faltam. Pontualmente, a USF Renato Medeiros abre suas portas aos sábados, como ocorreu no último dia 5 de maio.

BALANÇO

Nesse trabalho de saúde e educação, em 2022, mais de 25 mil alunos da rede pública municipal foram beneficiados. Foram trabalhados com eles temas como ações de combate à dengue, prevenção ao uso de álcool e drogas, cuidado com a saúde bucal, educação sexual e atualização do cartão de vacinas, entre outros. Em 2023, mais de 60 mil alunos serão atendidos em 124 escolas, sendo 89 da rede municipal e 35 da rede estadual.


Por: Margherita Menjivar
Fonte/URL: http://rondoniadinamica.com/noticias/2023/05/alunos-da-escola-manoel-aparicio-almeida-recebem-avaliacao-vacinal-e-nutricional,160627.shtml

Artigos Relacionados

Secretaria de Saúde de Jaru abre processo seletivo para a contratação de profissionais

Por Assessoria/Prefeiitura Publicada em 16/05/2024 às 11h48 A Secretaria Municipal de Saúde...

Governo de Gaza avisa que já não consegue analisar ou tratar água potável

Por Noticia ao Minuto – Portugal Publicada em 27/04/2024 às 09h49 Na...

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Por João Muniz Publicada em 26/04/2024 às 11h50 Nesta sexta-feira (26) é...

Workshop de Hepatites Virais reúne profissionais da saúde municipal e estadual

Por Taís Botelho Publicada em 07/07/2023 às 14h30 Finalizou nesta sexta-feira (7)...