Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
quinta-feira , 23 maio 2024
Política

Banda do Vai Quem Quer leva milhares de pessoas às ruas, Jaru vai ser mais exigente com motoristas negligentes, a força política de Ji-Paraná

Banda do Vai Quem Quer leva milhares de pessoas às ruas, Jaru vai ser mais exigente com motoristas negligentes, a força política de Ji-Paraná

Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Publicada em 20/02/2023 às 11h30

 Jaru – Questionável o alerta da Polícia Militar (PM) e do Departamento Municipal de Trânsito-Demtran de Jaru, sobre estacionamento irregular de veículos pelas ruas e avenidas da cidade. Segundo o comunicado, em uma primeira situação os infratores (motoristas e motociclistas) serão avisados sobre a irregularidade. Caso persistam serão notificados e os veículos serão apreendidos, pois o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro-CTB prevê em torno de 20 formas proibidas de estacionamento, que preveem a remoção do veículo e aplicação de multa. O motorista ou motociclista quando é habilitado têm que conhecer no mínimo as principais leis do trânsito e, o estacionamento irregular é um deles. Seria o caso de apreensão mesmo, não é necessário aviso.  

Banda – Após dois anos sem desfilar pelas ruas e avenidas de Porto Velho, a Banda do Vai Quem Quer, do saudoso Manoel (Manelão) Mendonça demonstrou, porque é o maior bloco de carnaval de rua do Norte do País. Segundo informações dos organizadores, com Siça Andrade, filha de Manelão à frente, a avaliação da Polícia Militar (PM) é que cerca de 250 mil pessoas estiveram desfilando na BVQQ no sábado (18), mesmo com chuva forte durante um bom período. O trabalho realizado durante meses pelos organizadores, tendo Siça à frente, demonstra, que não foi em vão, porque o povo participou de forma efetiva do desfile e relembrou os bons tempos da BVQQ.  

Ji-Paraná – O segundo maior município em população, econômica e financeiramente do Estado é Ji-Paraná. E também é muito forte na política, pois justifica a segunda colocação em número de eleitores (hoje é superior a 100 mil) com a eleição de 4 deputados estaduais em 2022, inclusive o mais bem votado da história política de Rondônia, Laerte Gomes (PSD) com 25.603 votos, e conta com um dos três senadores de Rondônia, Marcos Rogério (PL), que está licenciado para tratamento de saúde. Até o dia 31 de janeiro também tinha Acir Gurgacz (PDT), que ocupou o cargo durante dois mandatos seguidos. Hoje a representatividade está bem dividida com Confúcio Moura (MDB) de Ariquemes, Samuel Pereira de Araújo (PSD) que assumiu no lugar de Marcos Rogério e Jaime Bagattoli (PL), eleito em 2022 e ocupando o cargo desde o primeiro dia deste mês de fevereiro.  

Ariquemes – O município sempre teve um número considerável de deputados estaduais em mandatos anteriores, mas para a 11ª legislatura iniciada neste mês Ariquemes tem o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano (PRB) e o delegado Rodrigo Camargo (PRB) como representantes. Na legislatura anterior (10ª) chegou a ter três com Redano, Adelino Follador, na época eleito pelo hoje extinto DEM, e o polêmico Geraldo da Rondônia (PSC). Follador foi o deputado estadual mais bem votado na reeleição em 2014 (19.151 votos) e a segunda reeleição em 2018 (12.890 votos) o oitavo mais bem votado, porém não conseguiu mais uma reeleição em 2022 somando (8.526 votos) ficando como suplente.  

Ariquemes II – Já na área federal o município e região tem representatividade significativa. Além do senador Confúcio Moura, delegado Rodrigo Camargo e Alex Redano na Ale-RO, ocupa uma das oito vagas na Câmara Federal com o delegado Thiago Flores (MDB), que já foi prefeito. Porto Velho tem o maior número de deputados federais com Fernando Máximo, o mais bem votado do Estado com 85.604 votos, Maurício Carvalho, ex vice-prefeito da capital e Cristiane Lopes, todos do União Brasil, e o coronel Chrisóstomo Moura (PL), que foi reeleito. Além de Flores, os demais parlamentares federais são do interior sendo Lúcio Mosquini, que preside o MDB no Estado, que é de Jaru; Sílvia Cristina (PL), de Ji-Paraná e Eurípedes Lebrão (UB), de São Francisco do Guaporé.  

Respigo  

Dia muito triste para a nossa Família com a morte da minha Tia, uma segunda Mãe, Maria Fagundes da Silva, a Tia Delza em Londrina. Pessoa da maior importância na nossa vida +++ Assim como o Tio Iracildo (Lalá), seu marido que está firme e forte, graças a Deus. Que Deus continue a iluminando, pois foi uma pessoa que só deixou exemplos, dedicação e amor a todos +++ Que Deus a tenha querida Tia Delza. Lembranças e gratidão eternas +++ Dia chuvoso hoje desde as primeiras horas da manhã em Porto Velho. Mas cidade está vazia +++ É que devido ao Carnaval, que tem o dia maior amanhã (21), repartições públicas (federal, estadual e municipal) não tiveram expediente. Boa parte da população da capital é de servidor público, por isso as ruas e avenidas, mesmo nos locais de maior movimentação, como no centro e nas zonas Sul e Leste a circulação de veículos e pessoas era bem baixo +++ Durante a semana não teremos sessões na Assembleia Legislativa. Os trabalhos normais na Casa do Povo serão retomados na próxima segunda-feira (27) +++ Amanhã (21), terça de Carnaval não é feriado, mas o comércio não abrirá, somente algumas exceções. A coluna só retornará na Quarta-Feira de Cinzas (20).  


Por: Tami Stoval
Fonte/URL: http://rondoniadinamica.com/noticias/2023/02/banda-do-vai-quem-quer-leva-milhares-de-pessoas-as-ruas-jaru-vai-ser-mais-exigente-com-motoristas-negligentes-a-forca-politica-de-ji-parana-,154126.shtml

Artigos Relacionados

Rondônia discute melhoria das políticas públicas para pessoas com deficiência durante evento em Porto Velho

Por Veronilda Lima Publicada em 10/04/2024 às 11h50 Com o tema “Cenário...

Prefeitura de Candeias do Jamari inaugura primeiro Centro de Especialidades Municipal

Por ascom Publicada em 07/06/2023 às 13h56  Um dos mecanismos na busca...

Brasil deve atualizar sua política para continente africano, diz Lula

Por Agência Brasil Publicada em 25/05/2023 às 16h09 O presidente Luiz Inácio...