Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
sexta-feira , 24 maio 2024
Policial

Tecnologia presente na Rondônia Rural Show, faixa e semáforo ignorados na Escola Tiradentes de Porto Velho, mais policiais nas ruas inibem violência

Tecnologia presente na Rondônia Rural Show, faixa e semáforo ignorados na Escola Tiradentes de Porto Velho, mais policiais nas ruas inibem violência

Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Publicada em 21/04/2023 às 11h35

 Modernidade – Apesar de o Brasil passar por momento turbulento na política, com a posse do novo presidente da República, Lula da Silva (PT), que está completando o quarto mês no governo, o agronegócio caminha a passos largos ampliando a produção de grãos e animais, além de bom desempenho de a agricultura familiar, e também de o setor tecnológico. No próximo mês de maio (23 a 27), Ji-Paraná sediará a 10ª Rondônia Rural Show (RRS), no Centro Tecnológico Vandeci Rach e a tecnologia no campo será um dos assuntos predominantes nas oficinas, reuniões, palestras, que ocorrerão durante os dias da mais importante mostra do gênero, do Norte do Brasil. A utilização de drones no campo está entre os assuntos mais aguardados, devido a sua importância para o segmento.  

Política – Os frequentadores da RRS, além de conhecerem o futuro tecnológico no setor de agronegócios, também terão chances de saber detalhes de como funcionam o governo do Estado e a Assembleia Legislativa (Ale). A maioria dos eleitores vota nos políticos, mas não tem uma noção mais abrangente de como são os poderes Executivo e Legislativo, porque nunca entraram no Palácio Madeira-Mamoré e no prédio da Ale-RO. Durante a RRS o governador Marcos Rocha (UB) estará presente todos os dias com secretários e assessores diretos despachando no local. Já os deputados realizarão sessão itinerante para discutir e votar assuntos relacionados a Ji-Paraná e municípios da região, tendo à frente o presidente, Marcelo Cruz (Patriota-PVH).  

Feriado – Porto Velho amanheceu com as ruas e avenidas vazias na manhã de hoje (21), feriado nacional, que lembra a morte do Mártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele foi um dos brasileiros na linha de frente de um grupo, que lutou durante anos pela independência do Brasil. Tiradentes foi traído por um dos membros, Joaquim Silvério dos Reis e acabou sendo morto por enforcamento pelos portugueses, que na época eram “donos” do Brasil, país que foi descoberto por eles em 22 de abril de 1500. Essa informação da história do Brasil a gente aprendia na escola, no primário, hoje, boa parte dos estudantes só sabe, quem foi Tiradentes, e era chamado assim, porque era dentista, no Google. Novos tempos…  

Segurança – A estratégia do setor de segurança do Estado de Rondônia, a respeito das ameaças divulgadas em redes sociais, de que escolas seriam invadidas na quinta-feira (20) demonstrou eficiência, pois até o fechamento da coluna de hoje (21), por volta das 12h, a situação era de tranquilidade. As polícias (Militar, Civil) colocaram mais 700 integrantes nas ruas com resultados práticos, apesar de o elevado número de crianças ausentes nas escolas, certamente pelo temor dos pais. A ação ostensiva-preventiva é positiva, pois teve continuidade neste feriado de sexta-feira com menos efetivo, mas com a mesma eficiência, situação que deverá permanecer, até que todos se sintam em segurança.  

Prevenção – Nas redes sociais ocorreram muitas críticas, porque o setor de segurança pública do governo do Estado divulgou com antecedência a ação preventiva das polícias. Segundo os “entendidos” em estratégias policiais, o aviso da ação policial afugentou os marginais. Mas uma das finalidades é justamente essa, inibir a criminalidade, a violência, pois o marginal, ciente que as policias estão nas ruas se recolhem e os atos criminosos deixam de acontecerem. O policiamento militar tem que ser assim mesmo, ostensivo, preventivo, porque, depois do fato não há muito o que fazer, a não ser investigar e prender os culpados, mas o crime já ocorreu. O importante é evitar. O trabalho preventivo sigiloso continua. As ações não são somente as presenciais, pois o trabalho de inteligência é fundamental, silencioso, mas eficiente.  

Respigo  

As faixas de pedestres em frente das escolas de Porto Velho, e nos locais onde é maior o movimento de alunos, pais de alunos, acompanhantes e veículos deveriam ser diferenciadas. O sistema de faixas elevadas, como um quebra-molas ajudaria a se evitar os constantes atropelamentos que ocorrem com regularidade na capital +++ O mesmo padrão poderia ser adotado em locais de maior movimentação como em frente os supermercados, pois  tem motorista (sic) e motoqueiro que só obedecem a sinalização de trânsito “na marra” +++ Novamente chamamos a atenção do ex-deputado estadual Anderson Pereira, que responde pela Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran, de Porto Velho, para o semáforo e a faixa de pedestre na avenida Chiquilito Erse em frente ao Colégio Tiradentes. Existem no local a faixa e o semáforo, que fica cerca de 50 metros do portão de entrada, mas os pais e acompanhantes, preguiçosos ou irresponsáveis, insistem em atravessar fora da faixa puxando crianças pelo braço +++ Estacionar em fila dupla também é prática comum e irresponsável. Constantemente tem policiais acompanhando a entrada e saída dos alunos, mas se fazendo de gato morto para as irregularidades +++ Isso porque, os acompanhantes não querem caminhar 40 a 50 metros para deixar a criança com segurança na escola. As irregularidades ocorrem diariamente +++ Já que a escola é militar, os policiais poderiam orientar, exigir, que as crianças e seus acompanhantes utilizem a faixa com o semáforo. Ou vão aguardar uma tragédia?  


Por: Sharie Catt
Fonte/URL: http://rondoniadinamica.com/noticias/2023/04/tecnologia-presente-na-rondonia-rural-show-faixa-e-semaforo-ignorados-na-escola-tiradentes-de-porto-velho-mais-policiais-nas-ruas-inibem-violencia-,158976.shtml

Artigos Relacionados

PF lança operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em RO

Foto: Assessoria A Polícia Federal (PF) lançou, nesta quinta-feira, 23, a Operação...

Denúncia anônima leva à captura de mais um foragido da Justiça em Vilhena

Unisp – Vilhena/Foto: Extra de Rondônia Em decorrência da intensificação do policiamento,...

Ação da PM resulta na prisão de motociclista e apreensão de quase um quilo de maconha em Pimenteiras

Foto: Assessoria Na noite do último sábado, 17, policiais do 3º Batalhão...