Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
terça-feira , 28 maio 2024
Policial

PF conclui que barco encontrado no Pará tinha nove corpos e localiza documentos da África

PF conclui que barco encontrado no Pará tinha nove corpos e localiza documentos da África

Embarcação foi localizada por pescadores no sábado (DIVULGAÇÃO/POLÍCIA FEDERAL)
As investigações da PF (Polícia Federal) concluíram que nove corpos estavam na embarcação encontrada à deriva na costa de Bragança (PA) no sábado (13).

Oito deles estavam dentro do barco e um novo corpo foi localizado nas proximidades, com caraterísticas que sugerem fazer parte do mesmo grupo de vítimas. Documentos e objetos encontrados junto aos corpos apontam que as vítimas eram migrantes do continente africano, da região da Mauritânia e Mali, mas a PF ainda não descarta a existência de pessoas de outras nacionalidades ou que tenham saído de outro lugar. Inicialmente acreditavam se tratar de 20 corpos, devido ao avançado estado de decomposição, mas os resultados dos exames divulgados nessa segunda-feira (15) derrubaram essa tese.

O objetivo da perícia é estabelecer a identidade dos corpos adotando protocolos de identificação de vítimas de desastres da Interpol (DVI). Os trabalhos periciais também terão por objetivo verificar a origem dos passageiros, a causa das mortes e o tempo estimado de casa óbito.

O resgate aconteceu no último sábado (13), quando pescadores da região avistaram a embarcação à deriva. Polícia Federal, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Cientifica, Defesa Civil, Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará, Defesa Civil do Pará, Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito de Bragança e Prefeitura de Bragança atuaram no resgate e remoção do barco.

A embarcação foi encontrada por pescadores locais nas proximidades da Ilha de Canelas. Logo após a identificação, agentes da PF e militares da Marinha foram enviados ao local para colher provas e acompanhar a retirada dos corpos. O MPF (Ministério Público Federal) abriu duas investigações, uma criminal, que foca eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores, e outra cível, que apura questões de interesse público e da proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes.

Protocolo internacional é utilizado nas investigações (DIVULGAÇÃO/POLÍCIA FEDERAL)


Por: Carlos
Fonte/URL: https://www.extraderondonia.com.br/2024/04/16/pf-conclui-que-barco-encontrado-no-para-tinha-nove-corpos-e-localiza-documentos-da-africa/

Artigos Relacionados

Homem é morto com golpes de faca no bairro Olimpico

Por Rondônia News Publicada em 26/05/2024 às 10h10  Um homicídio ocorreu na...

Motociclista é socorrido ao ser encontrado caído na zona rural de São Miguel do Guaporé

Uma guarnição da  Polícia Militar foi acionada via 190 na manhã desta...

VÍDEO: Polícia registra engavetamento com quatro carretas na BR-364 próximo a Vilhena; não houve feridos

Não há registro de feridos A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um...

PF lança operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em RO

Foto: Assessoria A Polícia Federal (PF) lançou, nesta quinta-feira, 23, a Operação...