Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
quinta-feira , 23 maio 2024
avançaEducaçãoPrefeitura

Prefeitura avança nas ações voltadas ao autismo e inclusão no município

Prefeitura avança nas ações voltadas ao autismo e inclusão no município

Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 01/04/2023 às 10h49

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, definido pela Organização das Nações Unidas em 2007, é comemorado no dia 2 de abril. Na semana que antecede a data, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Superintendência de Autismo, comemora também os avanços na inclusão.

Há 16 anos, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo (CMAEE-Autismo) oferece serviços específicos para esse público, tornando- se tornando referência no estado. No início da gestão, a instituição atendia, em média, 60 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 4 a 14. Com o avanço da gestão humanizada, novas vagas foram disponibilizadas e, atualmente, mais de 190 autistas recebem o acompanhamento do CMAEE-Autismo.

A deficiência e a carência de cuidadores nas escolas municipais também estão sendo superadas pela nova gestão. Em março, mais de 25 profissionais foram contratados e a expectativa é que até o fim de abril, mais 15 cuidadores sejam incluídos à educação inclusiva de Ji-Paraná. Ao todo, são 360 crianças laudadas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino (RME), em todas as 34 escolas municipais.

“O que podemos comemorar com essas contratações é que não há mais crianças com deficiência fora da sala de aula por falta de cuidadores. É um avanço muito importante para a Educação do município”, afirma Ana Maria Santos Vizeli, secretária da Semed.

Outra ação de sucesso da Semed, por meio da Superintendência de Autismo, é a criação da função “Cuidador de pátio”. Nele, o profissional, em cada escola, atende às necessidades das crianças fora de sala de aula, visando somar no ensino, sem interrupção, para os demais estudantes.

“Essa gestão tem dado muita atenção para o autismo. Inclusive, muitas pessoas têm mudado para o município para receber essa rede de apoio que temos por aqui. Quero parabenizar o Prefeito Isaú Fonseca e a secretária Ana Maria, por toda a dedicação na inclusão de Ji-Paraná”, destacou Robson Casula, superintendente de Autismo.


Por: Margherita Block
Fonte/URL: http://rondoniadinamica.com/noticias/2023/04/prefeitura-avanca-nas-acoes-voltadas-ao-autismo-e-inclusao-no-municipio,157399.shtml

Artigos Relacionados

Resultados da Educação de Rondônia em 2023 são apresentados em seminário

Por Ananda Carvalho Publicada em 17/05/2024 às 12h02 O Seminário de Resultados do...

Fies: MEC prorroga prazo para convocações da lista de espera

Por Metrópoles Publicada em 27/04/2024 às 10h58 O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até...

FALA PRESIDENTA #9: Técnicos(as) em educação também são SINTERO, diz Dioneida Castoldi

Por Assessoria Publicada em 20/04/2024 às 10h20 Mais um epísódio do “FALA...