Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
quinta-feira , 23 maio 2024
EducaçãoGovernoprotege

Governo protege escolas com Projeto Educação e Paz, Redano busca parceria com políticos do Amazonas, sucessão em Ariquemes

Governo protege escolas com Projeto Educação e Paz, Redano busca parceria com políticos do Amazonas, sucessão em Ariquemes

Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Publicada em 28/04/2023 às 15h46

 Escolas – No próximo mês de maio o governador Marcos Rocha (UB) lançará o Projeto Educação e Paz com medidas educativas de segurança que visam ampliar a proteção à comunidade. Dentre elas botão de pânico virtual, alarme sonoro para acionar a empresa conveniada, inclusive com a distribuição e divulgação de um Manual de Convivência com medidas de providências e orientações básicas de segurança nas escolas. Estão envolvidos no Projeto Educação e Paz, além da Seduc (Educação), as secretarias de Segurança polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros), Saúde e de Ação Social, comandada pela primeira dama, Luana Rocha com formação de comissões, inclusive nos municípios. A meta é criar uma rede de proteção aos alunos no Estado em um trabalho integrado Estado, municípios.  

Deputado/vereadores – Após uma reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (Patriota-PVH) com um grupo de vereadores de Porto Velho tendo à frente o presidente Márcio Pacele (PSB), ficou decidido que as reuniões plenárias do Parlamento Mirim serão realizadas no antigo prédio da Ale, na rua Major Amarante, bairro Arigolândia, onde hoje funciona a Escola do Legislativo (EL), mantida pelos deputados. É que o plenário da Câmara Municipal de Porto Velho passará por reformas. Os vereadores estiveram visitando a EL e mantiveram contato com o diretor geral em exercício Thiago Tezzari. Após o acordo firmado os presidentes Marcelo Cruz e Pacele o plenário dos vereadores da capital, enquanto permanecerem as reformas será no antigo plenário da Ale. Também participaram da reunião os vereadores Everaldo Fogaça (PRB), Isaque Machado (Machado (Patriota) e Gilber Mercês (Podemos).  

Desmatamento – O deputado estadual Alex Redano abordou da tribuna esta semana, a situação de desmatamento no Sul do Amazonas, que poderá prejudicar Rondônia. Segundo Redano, após 2008, o Estado vizinho apresentou índice de desmatamento de 30%. Por isso a retirada imediata do gado no Sul do Amazonas poderá atingir Rondônia. Já existe embargo ambiental, seja em área de reserva ou não. Na área só podem ser plantados produtos nativos como cacau, cupuaçu e açaí. “Vamos nos antecipar aos problemas, irei propor uma grande reunião, onde trataremos sobre esse tema, vamos convidar os deputados estaduais, federais e senadores dos sete estados da Amazônia, para que não chegue aos demais estados o que já está acontecendo no sul do Amazonas. Infelizmente temos informações que possivelmente acontecerá também em Rondônia e nos demais estados da região amazônica”, disse Redano. 

Ariquemes – Nos bastidores da política de Ariquemes, um dos assuntos predominantes é a sucessão municipal do próximo ano. O município é administrado por Carla Redano (Patriota) ex-presidente da Câmara Municipal e esposa do deputado estadual Alex Redano. Carla deverá concorrer à reeleição em outubro do próximo ano e com ótimas chances de conseguir mais um mandato. O que se comenta é que o polêmico vereador, Rafael Bento Pereira, o Rafael é o Fera (Podemos), que foi o oitavo mais bem votado a deputado federal nas eleições de 2022 com 24.283 votos ficando na suplência devido a legenda, será o adversário a ser batido nas eleições municipais de 2024.  

Ariquemes II – O casal Redano (Carla e Alex) tem um trabalho político dos mais eficientes na política estadual. Alex foi vereador, se reelegeu, se elegeu presidente da câmara e posteriormente a deputado estadual. Foi reeleito e se elegeu presidente da Ale-RO e já está eleito a presidente para o segundo biênio da atual legislatura. Carla se elegeu e reelegeu vereadora, foi eleita presidente do legislativo municipal e nas eleições de 2020 foi eleita prefeita, após ser descartada como vice do ex-deputado estadual Tiziu Jidalías (Solidariedade), que foi derrotado por ela. Como a administração de Carla vem crescendo e se consolidando é bem provável, que não terá muitas dificuldades para conseguir um novo mandato. Mas os mais de 24 mil votos do vereador O Fera à Câmara Federal não podem ser ignorados.  

Respigo  

Na audiência pública da Ale-RO sobre insegurança nas escolas realizada esta semana, a representante do Conselho de Psicologia de Rondônia, Ana Carla Feitosa alertou para a necessidade de psicólogos nas escolas públicas. A presença do psicólogo no dia a dia das escolas é fundamental, pois devido a era da tecnologia o profissional da área é imprescindível +++ Hoje tudo ocorre com muita rapidez e os alunos devem receber acompanhamento psicológico permanente. A saúde virtual é fundamental na era das redes sociais, da internet. A sugestão da psicóloga Ana Feitosa é das mais pertinentes e deveria ser analisada com muito carinho pelo governo do Estado +++ O restaurante e confeitaria Maria Bonita, de Porto Velho, está em novo endereço, mas com a qualidade de sempre. Bolo de rolo com café coado no pano ou uma buchada com cuscuz são tradições da comida nordestinas e disponibilizadas no Maria Bonita, agora na avenida Lauro Sodré, 1535, bairro Olaria +++ Atendimento também pelo delivery no telefone (069) 9.8109.4415. Segunda-feira é dia de folga, porque ninguém é de ferro.


Por: Lyndia Kazmierczak
Fonte/URL: http://rondoniadinamica.com/noticias/2023/04/governo-protege-escolas-com-projeto-educacao-e-paz-redano-busca-parceria-com-politicos-do-amazonas-sucessao-em-ariquemes-,159553.shtml

Artigos Relacionados

Resultados da Educação de Rondônia em 2023 são apresentados em seminário

Por Ananda Carvalho Publicada em 17/05/2024 às 12h02 O Seminário de Resultados do...

Fies: MEC prorroga prazo para convocações da lista de espera

Por Metrópoles Publicada em 27/04/2024 às 10h58 O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até...

FALA PRESIDENTA #9: Técnicos(as) em educação também são SINTERO, diz Dioneida Castoldi

Por Assessoria Publicada em 20/04/2024 às 10h20 Mais um epísódio do “FALA...