Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
sexta-feira , 24 maio 2024
Destaques

Senador Jaime Bagattoli cobra maior prazo do Ibama sobre retirada de gado de áreas embargadas no sul do Amazonas

Senador Jaime Bagattoli cobra maior prazo do Ibama sobre retirada de gado de áreas embargadas no sul do Amazonas

O temor do parlamentar é de que a operação seja estendida ao Estado de Rondônia/Foto: Assessoria
O senador Jaime Bagattoli (PL) cobrou posição e maior prazo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) sobre a Operação “Retomada” que exige que produtores rurais e criadores de gado do sul do Amazonas retirem todos os animais de supostas áreas embargadas na região.

“Já cobrei mais explicações e também fui diretamente à Mesa do Sendo para pedir apoio nessa tratativa, além de pôr este assunto em pauta na próxima reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O nosso principal objetivo agora é que o Ibama conceda maior prazo para que os produtores da região se adequem às notificações”, explica o parlamentar.

Segundo o Ibama, o objetivo da operação é que os produtores retirem todos os animais de áreas embargadas e os levem a pastos regularizados pelo Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) e que nesse período todas as normas ambientais e sanitárias sejam cumpridas.

O instituto alega que a medida é para cessar a degradação ambiental na região e permitir a recuperação da área degradada. Na prática, a operação afeta propriedades rurais localizadas nos municípios amazonenses de Humaitá, Lábrea, Manicoré, Apuí e Canutama, alguns desses com divisas no município de Porto Velho, o que desperta o temor de que as notificações também se estendam, no futuro, à Rondônia.

“A orientação inicial do Ibama era de que os produtores teriam um prazo de cinco dias para se regularizarem e prestarem esclarecimentos. Esperamos que isso seja estendido e garantido a todos eles, já que em caso de descumprimento eles podem ter os seus animais apreendidos. Nosso objetivo é que o instituto tenha a consciência de tratar caso a caso e evitar qualquer injustiça”, finaliza o senador.


Por: Carlos
Fonte/URL: https://www.extraderondonia.com.br/2023/04/12/senador-jaime-bagattoli-cobra-maior-prazo-do-ibama-sobre-retirada-de-gado-de-areas-embargadas-no-sul-do-amazonas/

Artigos Relacionados

Perseguição policial termina em tragédia e morte de PMs (veja o vídeo)

Uma perseguição policial de 27 quilômetros pelas ruas do Rio de Janeiro...

Cabo, soldado e coronel estão presos e o STF, aberto, ironiza Moraes sobre fala de Eduardo Bolsonaro

Presidente do TSE afirma que populismo digital extremista atua para minar os...