Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
domingo , 19 maio 2024
Destaques

Salto positivo nas movimentações de cargas é registrado pelo Porto de Porto Velho no primeiro trimestre de 2024

Salto positivo nas movimentações de cargas é registrado pelo Porto de Porto Velho no primeiro trimestre de 2024

O Porto de Porto Velho apresentou um aumento significativo de movimentações no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados analisados contabilizam uma diferença de 19,75%. De janeiro a março de 2023, foram movimentadas 547.988,13 toneladas de cargas, no mesmo período deste ano, esse número saltou para 656.206,92 toneladas. A expansão da frota de carros de Rondônia foi responsável pelo maior volume nessas movimentações. Além disso, na categoria de combustíveis, também se encontram subprodutos de petróleo, como o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), que vem sendo muito utilizado devido à ampliação da pavimentação no estado.

Nas exportações em específico, houve um crescimento expressivo de 20,20%, impulsionado em grande parte pelo embarque de madeira, calcário e o aumento de ¼ da soja exportada. Durante esses três meses, houve também uma melhora nos números de desembarque de automóveis e combustíveis, contabilizando 5,16%.

Segundo o responsável pelo setor de estatística da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia, empresa pública que administra o Porto de Porto Velho, Marco Figueira, há uma tendência de que, com a retomada das operações de cargas alfandegadas no Porto, esses números vão seguir se desenvolvendo de maneira positiva para o restante do ano.

Fernando Parente, diretor-presidente do Porto de Porto Velho enfatizou acerca dos números apresentados; refletem não apenas o crescimento do Porto de Porto Velho, mas também o desenvolvimento econômico da região. Para o diretor-presidente, esse aumento na movimentação de cargas demonstra a eficiência e relevância das operações portuárias.

“Estamos trabalhando para melhorar ainda mais nossos serviços e infraestrutura, visando atender às demandas crescentes do mercado e impulsionar o comércio exterior do estado de Rondônia. Essa tendência positiva é fruto do esforço conjunto de toda a nossa equipe e dos investimentos realizados para modernização e expansão do porto. Continuaremos focados em promover o crescimento sustentável e contribuir ao desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, destacou.

por Secom


Por: Donizete Bernardo Santos
Url: JornalCorreioDoVale

Artigos Relacionados

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 11ª Rondônia Rural...

Jovem é encontrado morto dentro de residência em Jaru

Um rapaz identificado como Marcos Nascimento Ananias, de 36 anos, foi encontrado...

Aviator: Tudo que você precisa saber sobre o jogo

Prepare-se para uma aventura emocionante nos céus com o Aviator, um jogo...

Operação Policial Intercepta Tráfico de Drogas na Fronteira Brasil-Bolívia

Ação coordenada resulta na apreensão de entorpecentes e prisão de suspeita em...