Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
domingo , 19 maio 2024
Destaques

Deputado Alex Redano presidirás CPI que investigará possível irregularidade em criação de 11 reservas

Deputado Alex Redano presidirás CPI que investigará possível irregularidade em criação de 11 reservas

O deputado Alex Redano (Republicanos) presidirá a CPI das Reservas, criada durante a gestão do então governador Confúcio Moura (MDB)

Instalada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, a Comissão investiga possíveis irregularidades na criação das reservas florestais no Estado de Rondônia, a Comissão Parlamentar de Inquérito foi montada com os deputados Alex Redano como presidente, Jean de Oliveira como Vice-presidente e Pedro Fernandes, como Relator. Durante a criação participou o deputado Alan Queiroz (Podemos).

A comissão tem como objeto apurar possíveis irregularidades no processo de criação das 11 (onze) unidades de conservação ambiental, na gestão do então governador Confúcio Aires Moura (MBD), a comissão investigará prováveis vícios em contratos pactuados para o desenvolvimento de projetos de conservação e exploração de carbonos em áreas de reservas estaduais, onde o Estado atua como interveniente, essa empresa Global Permam investiu R$50 milhões de reais e há indícios de que terão uma lucratividade de R$80 bilhões em 30 anos.

O deputado Alex Redano falou que essa é uma luta sua desde sempre. “A comissão investigará os processos administrativos, que cuida dos estudos técnicos prévios previstos na legislação, necessários para a criação de unidades de conservação, são muitas as denúncias recebidas em nosso gabinete, dando conta de vícios insanáveis que não se convalidam com o tempo”. Frisou o parlamentar. Redano lembrou também que são milhares de famílias que têm títulos definitivos de suas terras, que poderão ser prejudicadas com a permanência dessas reservas.

O deputado Jean de Oliveira lembrou que a criação foi a modo grosso, sem nenhuma técnica, em áreas que estão antropizadas, nosso objetivo agora é, saber onde teve o erro e sanar de uma só vez esse problema que assola os moradores dessas terras que estão lá há mais de 30 anos, o caminho que o Estado está tomando é contramão, pois tem áreas que não estão antropizadas e essas sim, podem se tornar reservas. Reforçou o deputado e relator da CPI Jean de Oliveira.


Por: Almi Coelho
Fonte/URL: https://alertarondonia.com.br/noticias/deputado-alex-redano-presidiras-cpi-que-investigara-possivel-irregularidade-em-criacao-de-11-reservas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=deputado-alex-redano-presidiras-cpi-que-investigara-possivel-irregularidade-em-criacao-de-11-reservas

Artigos Relacionados

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 11ª Rondônia Rural...

Jovem é encontrado morto dentro de residência em Jaru

Um rapaz identificado como Marcos Nascimento Ananias, de 36 anos, foi encontrado...

Aviator: Tudo que você precisa saber sobre o jogo

Prepare-se para uma aventura emocionante nos céus com o Aviator, um jogo...

Operação Policial Intercepta Tráfico de Drogas na Fronteira Brasil-Bolívia

Ação coordenada resulta na apreensão de entorpecentes e prisão de suspeita em...