Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
domingo , 19 maio 2024
Destaques

Ações educativas de trânsito marcam o Maio Amarelo; Detran Rondônia realizará simulação para encerrar campanha, na Capital

Ações educativas de trânsito marcam o Maio Amarelo; Detran Rondônia realizará simulação para encerrar campanha, na Capital

As aes educativas foram realizadas em diferentes horrios e locais como escolas, universidades, empresas e vias pblicas; alcanando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Quinta-Feira, 25 de Maio de 2023 – 19:25

Por Jarlana Davy
Imagens Renata Pinho, Ely Sandra Carvalho, Sueli de Santana

Com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e orientar a sociedade sobre a segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizou diversas ações nos municípios do Estado, durante o Maio Amarelo, movimento internacional que busca reduzir os acidentes de trânsito. Neste ano, a campanha tem como tema “No trânsito, escolha a vida” e, é coordenada pela Escola Pública de Trânsito – EPT, por meio da Coordenadoria de Educação para a Segurança e Cidadania no Trânsito.

As ações educativas foram realizadas em diferentes horários e locais como escolas, universidades, empresas e vias públicas; alcançando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Foram feitas palestras, pit stop e “paradas educativas” para chamar a atenção da população para a importância do Maio Amarelo. “É uma reflexão em favor da vida, e todos que fazem parte do trânsito têm a responsabilidade de obedecer às leis, e assim colaborar para que este ambiente seja de paz”, orientou o diretor da EPT, Renato de Moraes Ramalho.

O governador Marcos Rocha destacou que o Detran realiza ações educativas continuamente e que, em razão do Maio Amarelo, as equipes das Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans dos municípios rondonienses traçaram estratégias diferenciadas para intensificar essas ações. “Com a forte presença do Detran nas ruas, em escolas, universidades e empresas, a Autarquia cumpre o papel de levar a educação de trânsito a toda sociedade”, afirmou.

ESCOLAS

Um exemplo de compromisso com a Educação de Trânsito foi a parceria entre as Ciretrans de Theobroma e Jaru, para realizar as atividades educativas nas escolas da zona rural e urbana da região. “As ações aconteceram em sete escolas da região, onde sensibilizaram 1.755 pessoas, entre alunos e equipe escolar”, informou a voluntária e educadora que participou das ações, Renata Pinho.

A educadora explicou, ainda que, a equipe atendeu crianças do ensino infantil, fundamental e médio. “Considerando os diferentes níveis de idade e aprendizagem, as abordagens nas escolas foram realizadas com atividades lúdicas, contação de história, simulações, jogos, e musicalização sobre o trânsito e o Movimento Maio Amarelo, que têm como mensagem: ‘No trânsito, escolha a vida’; enfatizando sobre a importância do uso de equipamentos de segurança e atitudes que colaboram para a preservação de vidas no trânsito”, salientou.

AÇÕES NO TRÂNSITO

Pit stop e “paradas educativas” também foram realizados em diversas partes dos municípios rondonienses. As equipes do Detran abordaram condutores de carros e motos, orientando sobre posturas que asseguram a paz no trânsito, entregando panfletos e chamando a atenção da sociedade para o Movimento Maio Amarelo. O diretor da Escola Pública de Trânsito – EPT afirmou que, “o Detran realizou treinamento para servidores voluntários, com o objetivo de intensificar essas ações em todo o Estado”, ressaltou.

As equipes de educação de trânsito também participaram de ações sociais em parcerias com empresas, prefeituras e instituições diversas; orientando crianças, jovens e adultos no que diz respeito à obediência às leis de trânsito com compromisso, enquanto pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas ou passageiros.

ENCERRAMENTO DO MAIO AMARELO EM PORTO VELHO

Para encerrar o Movimento Maio Amarelo 2023, em Porto Velho, a Coordenadoria de Educação para a Segurança e Cidadania no Trânsito vai realizar uma simulação de sinistro e socorro no trânsito, neste domingo (28), a partir das 16h no Espaço Alternativo.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes contou  que, a simulação vai demonstrar a colisão de dois veículos, que vai resultar em uma das vítimas presa às ferragens. Serão acionados o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, para o resgate. “A simulação tem como objetivo promover a reflexão por parte dos condutores quanto ao impacto que um sinistro de trânsito causa à sociedade, ocupando equipes de resgate e hospitais, destruindo a infraestrutura dos municípios, com custos sociais imediatos. No trânsito, escolha a vida não é só um slogan, é uma atitude que salva vidas”, comentou.

PARCERIAS

O diretor-geral do Detran agradeceu à Escola Pública de Trânsito – EPT; à Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat; à Polícia Militar de Rondônia – PMRO; ao Samu; à Polícia Rodoviária Federal – PRF; ao Corpo de Bombeiros Militar – CBPM; e demais entidades, pelas parcerias na execução das ações alusivas ao Maio Amarelo em Rondônia.

As ações do Movimento Maio Amarelo estão fundamentadas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e que o Detran aderiu em 2022. O diretor-geral do Detran, Léo Moraes ressaltou que, as ações da Escola Pública de Trânsito promovem hábitos e comportamentos seguros no trânsito e na vida, transformando conhecimento em ação. “Além de fazer parte dos direitos e deveres de todos, a educação para o trânsito acentua atitudes de respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade social, o que é primordial para manter a segurança no trânsito e na vida”, destacou.

Fonte – 010 – SECOM – GOV/RO


Por: 010 – SECOM – GOV/RO
Fonte/URL: https://www.newsrondonia.com.br/noticia/226433-acoes-educativas-de-transito-marcam-o-maio-amarelo-detran-rondonia-realizara-simulacao-para-encerrar-campanha-na-capital

Artigos Relacionados

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 11ª Rondônia Rural...

Jovem é encontrado morto dentro de residência em Jaru

Um rapaz identificado como Marcos Nascimento Ananias, de 36 anos, foi encontrado...

Aviator: Tudo que você precisa saber sobre o jogo

Prepare-se para uma aventura emocionante nos céus com o Aviator, um jogo...

Operação Policial Intercepta Tráfico de Drogas na Fronteira Brasil-Bolívia

Ação coordenada resulta na apreensão de entorpecentes e prisão de suspeita em...