Seja bem-vindo ao RondôniaHoje, tudo que é notícia passa aqui!
sexta-feira , 24 maio 2024
Cidades

Polícia Federal realiza Operação URU PRAESIDIUM para combater ações ilegais em terra indígena

Polícia Federal realiza Operação URU PRAESIDIUM para combater ações ilegais em terra indígena

Nos dias 14, 15 e 16/05, a Polícia Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, o IBAMA e a FUNAI deflagraram a Operação URU PRAESIDIUM, no interior da Terra Indígena URU-EU-WAU-WUA, localizada no estado de Rondônia, com o fim de combater os crimes de usurpação de bens da União (garimpo ilegal), exploração ilegal de madeira e associação criminosa.

Durante as ações, foram localizados pontos de garimpo ilegal na zona de amortecimento da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau, além de maquinários utilizados para a extração ilegal de ouro.

A equipe procedeu à destruição de um acampamento utilizado pelos garimpeiros, à apreensão de uma pá escavadeira e à inutilização de duas máquinas escavadeiras e quatro motores, tendo realizado a prisão em flagrante de uma pessoa, pelo crime de usurpação de bens da União. O valor total dos bens apreendidos e/ou inutilizados é de aproximadamente R$ 4 milhões.

Na ação, houve a utilização de aeronave para deslocamento do efetivo e atuação nas áreas de exploração de garimpo ilegal. 

A Polícia Federal e os demais órgãos atuam de forma constante para manter a integridade do território indígena, de forma que ações que atentem contra os interesses dos povos indígenas serão reprimidas com o rigor da lei penal e ambiental..

Superintendência Regional em Rondônia – Polícia Federal


Por: Almi Coelho
Fonte/URL: https://alertarondonia.com.br/noticias/policia-federal-realiza-operacao-uru-praesidium-para-combater-acoes-ilegais-em-terra-indigena/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=policia-federal-realiza-operacao-uru-praesidium-para-combater-acoes-ilegais-em-terra-indigena

Artigos Relacionados

Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Rolim de Moura

Ação rápida resulta na captura de indivíduos e apreensão de entorpecentes Na...

No auge da tragédia, gigante do setor de alimentos faz grave anúncio

Apesar da ajuda que chega de todas frentes possíveis, por meio de...

Chuvas no RS: mortes chegam a 95; 1,4 milhão de pessoas são afetadas

REUTERS/Amanda As tragédias das chuvas no Rio Grande do Sul provocaram 95...

Governador Marcos Rocha acompanha envio de equipe de Força-Tarefa que já está no RS

A equipe especializada em salvamento, que integra a força-tarefa do Governo de...